“Rafaela Paulo Teixeira é bióloga marinha, oceanógrafa e analista geospacial. É uma jovem tirsense que fundou o Projeto Fish4Me quando tinha apenas 19 anos.
Fish4Me é um projeto responsável pela sensibilização para sustentabilidade marinha, cuja missão é contribuir para a minimização dos efeitos da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU). Esta questão é abordada através da educação e dando a informação necessária aos consumidores finais para uma compra sustentável de pescado de uma forma rápida e eficaz através da Progressive Web App (PWA). Tais informações incluem: o tamanho mínimo de captura, o estado do stock, nome comum e científico e a imagem do respetivo organismo.
Este projeto foi inicialmente financiado pelo fhi360 e tem parcerias com a Comissão Fulbright – Portugal, Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o APPBIZ.PT de Santo Tirso.
O Fish4Mept tornou-se um apoiante colaborador da iniciativa “It’s Bluedy Time Europe!” criada pela Surfrider Foundation na qual, há alguns meses atrás, ocorreu uma grande consulta ao cidadão a nível europeu. Rafaela Paulo Teixeira, como Fundadora/CEO do Fish4Me, participou na mesma, elaborando várias ideias sobre o tema da sustentabilidade dos oceanos. Assim, para o âmbito das eleições europeias de 2024, foram selecionadas 10 propostas políticas importantes dentro de mais de 400 contribuições durante a consulta, onde puderam ser apoiadas pelos cidadãos em https://www.oceanvoice.eu/ até 8 de Maio de 2023.
A 8 de Junho de 2023, no Dia Mundial dos Oceanos e a menos de um ano das eleições europeias, as 10 principais reivindicações e os cerca de 400 contributos recebidos, inclusive o do Fish4Me, irão ser entregues ao Parlamento Europeu e aos representantes dos partidos políticos europeus em Bruxelas. Seguir-se-ão reuniões com os partidos para que as ideias sejam ouvidas e tidas em conta pelos candidatos até à convocação das eleições em Maio de 2024. Em simultâneo, Rafaela estará presente na quinta edição do European Youth Event (EYE2023) mesmo no coração da democracia europeia: o Parlamento Europeu em Estrasburgo.
A participação no EYE2023 é gratuita, porém cada participante deve-se organizar e cobrir as suas próprias despesas de viagem, alojamento, deslocação e alimentação em Estrasburgo. Como tal, Rafaela procura apoio de stakeholders que possam ajudá-la a comportar tais despesas e garantir a sua presença no evento. Para este mesmo efeito, os interessados poderão contactá-la a partir do endereço de email rafaelapt@fish4me.pt.”